A importância da presença dos pais na vida dos filhos
Seguindo esse exemplo, tento levar minha família do mesmo jeito. Já não tenho mais adolescentes, então, nem sempre é possível estar por perto para sentir o bater da porta ou o andar rápido e fugitivo.
Quando eu era criança ouvia um velho ditado que dizia: "filhos criados, trabalho dobrado". Posso dizer hoje, já com os filhos criados, que isso não é verdade. Filhos bem criados, alegrias dobradas seria o meu ditado preferido.
Recentemente, tivemos nossa netinha hospitalizada. É a pequena da família. A graça, a alegria em forma de gente, a novidade diária, a festa de cada encontro. Primeira vez no hospital é sempre muito difícil, especialmente para os pais. Quantas coisas passam pela cabeça. A gente pede orações e conta com estas orações de familiares e amigos. A fé existe, mas não se pode negar que, quando o sorriso da pequena não aparece durante um dia inteiro, o coração fica apertado e mil sentimentos vão surgindo. O medo é grande. Tira o sono. Tira a fome. Tira a vontade de rir.E a paz? Não. A paz não foi tirada e vou contar o porquê.
Primeiro porque nesta casa e nesta família acreditamos no amor de Deus e de Nossa Senhora por nós e pela nossa pequenina. Nossa fofinha, como é costumeiramente chamada, é constantemente colocada aos cuidados de Nossa Senhora, então, não perdemos a paz. Ela está em boas mãos. Isso não quer dizer que não tenhamos sofrimentos. Quer dizer, apenas, que não perdemos a paz com os sofrimentos.
Ligado estreitamente a esse primeiro fator vem a união familiar. Aquela que foi consolidada durante a infância e a adolescência. Aquela que foi trabalhada diariamente quando todos moravam em casa conosco.
Foi impressionante ver como cada um deu um jeito para estar junto à nossa pequena e junto aos seus pais que precisavam tanto quanto ela de um carinho especial. Visita rapidinha só pra poder estar perto um pouquinho, gostosuras pra ver se comia um pouquinho mais, o polvo de pelúcia amado, os gogos da disney que fazem parte da coleção, o primeiro livro escrito e que está sendo lido todos os dias, vídeos diários de quem está longe, chamada de vídeo de quem está mais longe ainda, música cantada especialmente a pedido da fofinha. Todos descobriram uma forma de estar junto e poder diminuir o sofrimento do momento. Não importa se estão morando aqui, em outra cidade ou em outro país. O amor é único. O amor existe. O amor não tem fronteiras, não tem tempo, nem encontra dificuldades.Filhos bem criados, alegrias dobradas. Esse ditado é melhor e é possível. Dá trabalho, não vou negar, mas acontece e traz felicidade. Ainda quando o momento não é para brincadeira.
Aí a gente olha pra trás e vê que estar presente na infância e na adolescência dos filhos não é uma bobagem, não é perda de tempo. É o futuro bem construído. É a solidez da família.
Sempre há tempo para começar. Não deixe o tempo passar e os filhos crescerem sem essa presença forte, firme e amorosa de pai e mãe. Vai fazer toda a diferença num futuro muito próximo. Mais próximo do que você pode imaginar. Num piscar de olhos!!!
Belissimo!
ResponderExcluirObrigada
ExcluirMuito bonito e verdadeiro. Sua mãe sempre foi uma inspiração, assim como vc o é. Bjs
ResponderExcluirUm beijo carinhoso
Excluir