Se você topar, vamos ficar até o final...

Gosto muito de assistir séries. Tenho uma queda especial por séries de suspense, daquelas que dão uns sustos de vez em quando e um friozinho na barriga também. Aproveitei o fim de semana com feriado prolongado para iniciar uma série novinha em folha. 

Devo confessar que gosto de levantar bem cedinho, fazer meu café e curtir meus filmes enquanto todos dormem, porque depois que eles acordam a rotina começa e já não dá para prestar atenção total aos diálogos, olhares suspeitos e pistas sempre presentes nestes filmes de suspense.

Mas, chega de conversa e vamos aos fatos. Logo no primeiro capítulo surgiu uma fala que me impressionou muitíssimo tanto pelo conteúdo, como pela originalidade. Não vou colocá-la entre aspas, porque não serão as palavras textuais, mas o contexto e o significado delas que tanto chamaram minha atenção. Posso até colocar algumas palavras a mais ou a menos. Isto faz parte.

A cena é a seguinte: um almoço para os parentes e amigos mais próximos de um casal que está prestes a se casar. Levanta-se um dos convidados, acho que um tio, para fazer um brinde e dizer algumas palavras aos jovens. Ele inicia dizendo que sabe que nem sempre suas palavras são bem vindas na família. Lembra um daqueles parentes que, por vezes, pode ser inoportuno, mas que continua falando assim mesmo. Aqueles que viram lenda e tradição na família. Pensou em alguém da sua família? Pois é. Esse mesmo.

Pois bem, justamente este convidado inicia com as seguintes palavras: 

- Vocês sabem que 50% dos casamentos dão certo.

Abro um parênteses aqui, porque prendeu minha atenção inesperadamente. 

Explico-me: Normalmente, ouvimos dizer que, dos casamentos realizados, há uma porcentagem X de divórcios. Neste caso, ele poderia ter dito que 50% dos casamentos acabam em divórcio, mas, optou pelos outros 50%. Os 50% que dão certo.

Café na xícara. Atenção redobrada. Já prendeu minha atenção. O que viria depois dessa frase diferente e tão verdadeira, mas tão pouco usada?

Continua o convidado, agora, olhando bem para o casalzinho:

- Isto quer dizer que vocês podem fazer parte destes 50% que dão certo. Quer dizer também que vocês envelhecerão lado a lado, um olhando para o outro.

Ele ainda diz:

- Olha eu não aguentaria, não faria isso, não. Mas, se vocês querem fazer isso, tudo bem.

Os convidados riem. O casal se olha ternamente e aí ele fecha com chave de ouro:

- Se vocês fizerem parte destes que ficam até o final, ficarão porque se amam. E, se amam tanto que ficarão até que um dos dois morra. É tanto amor que você largará tudo para ficar com o outro até o seu último suspiro. 

Os convidados agora estão, alguns com um sorriso amarelo, outros olhando para a pessoa ao lado, outros, ainda, sérios. 

Meu café esfriou. Parei e pensei na beleza daquelas palavras que pareciam duras, à primeira vista, já que, o momento era de alegria e descontração, mas que tinham um conteúdo imenso e verdadeiro que precisa ser refletido e levado muito a sério.

Não sei se a porcentagem é correta ou não, mas vamos dar crédito ao filme. Supondo que 50% dos casamentos deem certo, isto é algo a ser comemorado e valorizado. Isto porquê para dar certo é necessário ter muita doação, conversa, paciência, respeito mútuo e admiração. 

É ceder muitas vezes, não em princípios, porque estes fazem parte da estrutura e devem ser cuidados e conservados como a estrutura de uma casa. Se desleixar, a casa cai. No que podemos ceder, então? Naquilo que alegra o outro sem prejudicar o conjunto. Pode ser, por exemplo, deixar que o outro escolha o filme, ou o que se vai comer, ou o lugar onde passarão as férias, ou se vão sair ou ficar em casa, enfim, ceder no pouco para ganhar no muito.

É largar tudo para ficar até o final. Até o último suspiro daquele que for primeiro. É estar lá. É segurar a mão. É fazer uma oração juntos. É rir das bobagens que já fizeram. É chorar de alegria pelas inúmeras conquistas. É deixar o outro ter o seu rosto envelhecido como última visão. É ficar em silêncio dando ao outro o que você tem de mais importante: seu tempo. 

Isso é amor. E não é fácil ficar, mas é tão bom, tão bom que você faria tudo de novo, com a mesma pessoa. 

Sempre digo que Deus fala comigo das formas mais inusitadas. Até na minha série Ele passou para deixar um recado. Precisava contar pra vocês também.

A série? Estou no terceiro capítulo. Parece que vai ser boa, dando uns medinhos de vez em quando e com um suspense legal. Pode até ser que não seja tudo o que esperava, mas já valeu. Amanhã cedinho, café gostoso e 4º capítulo.


 


Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que é família pra você?

TODO AZUL DO MAR

Beato Álvaro del Portillo, meu amigo no céu!